
S. JOÃO DA MADEIRA UMA APOSTA GANHA
Geograficamente bem posicionada, a 15 km da Costa Marítima e a 28 Km do Porto, S. João da Madeira é actualmente o epicentro da vasta região do Entre Douro e Vouga, possuindo uma área de 8,2 Km2 e uma população estimada actualmente em cerca de 30.000 habitantes.
No conjunto dos municípios do Agrupamento do Entre Douro e Vouga, S. João da Madeira assume uma posição de relevância e centralidade.
Para tal posição contribuem um crescimento demográfico firme e constante, o dinamismo económico-industrial, a capacidade de atracção e empregabilidade de residentes noutros concelhos, o estatuto sócio-profissional dos seus próprios residentes e o potencial de polarização sub-regional que o seu terciário produtivo tem vindo a assumir inclusivamente em espaços que transcendem aquele agrupamento de concelhos.
A sua economia baseia-se nos sectores dos serviços e indústria, sendo a indústria da confecção do calçado predominante.
Apesar da sua pequena dimensão, o Concelho de S. João da Madeira dispõe de todas as infra-estruturas geralmente associadas aos grandes Concelhos desenvolvidos, nomeadamente ao nível viário, educativo, ambiental, desportivo e cultural, equipamentos de saúde, transportes, zonas industriais, instituições bancárias ou serviços públicos, factores determinantes para que este concelho exerça uma incontestável atractividade também no domínio da vivência social das populações circunvizinhas, que aqui encontram resposta às suas mais diversas necessidades sociais, culturais, desportivas e económicas.
Apostada num desenvolvimento sustentado, a Câmara Municipal tem vindo a implementar projectos variados que globalmente colmatarão algumas carências ainda registadas no Concelho, assumindo como prioritário em termos estratégicos, a melhoria incondicional das acessibilidades, cuja pedra basilar é actualmente a circular a S. João da Madeira, o alargamento das actuais zonas industriais, o incremento de infra-estruturas comuns de apoio nas vertentes da produção de energia, tratamento de efluentes e resíduos e de higiene e segurança, e o estimulo ao turismo de negócios, através da criação de infra-estruturas de apoio.
Em termos culturais são quatro as grandes apostas da Câmara Municipal, que quando concretizadas criarão o devido suporte para o desenvolvimento cultural de toda esta vasta região. Falamos do Museu da Indústria de Chapelaria, mas também da Casa da Cultura, da recuperação do antigo edifício do Cine-Teatro Imperador, recentemente adquirido pela Câmara Municipal, e da recuperação do antigo Palacete dos Condes, onde se pretende instalar uma Escola Superior de Música.

Estamos certos que S. João da Madeira é uma aposta ganha, e por isso continuaremos empenhados no futuro deste pequeno grande concelho. Por S. João da Madeira, pelos sanjoanenses.
Outra grande conquista da história de S. João da Madeira é indubitavelmente a sua elevação a Cidade, por Lei 13/84, como atesta o Alvará enviado pela Assembleia da República.